Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Paulo, prometo que vou deixar-te em paz (post retirado do http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/)

Sim, Paulo, este é o último post que escrevo a criticar-te. Não, não mudei de ideias e passei a achar, como alguns Sportinguistas acham, que és o melhor treinador que passou por Alvalade nos últimos 29 (sim, ouviram bem) anos. Simplesmente, estou cansado. Tão cansado como se tivesse visto 17 primeiras partes das nossas umas a seguir às outras.
A gota de água neste cansaço chegou com a tua entrevista à SpotTv onde, confesso, tenho pena que não te tivessem colocado algumas questões às tuas respostas que mostram um discurso estafado, pequeno, por vezes a roçar o Octaviano, mas sempre com aquele sentimento de que tens as costas quentes, mais não seja por, durante a miserável presidência do cabeçudo de Torres chamado Soares Franco, teres sido pau para toda a obra e teres defendido o Sporting como outros deviam tê-lo feito.

Ainda assim, Paulo, nesta despedida, não posso deixar de colocar-te algumas perguntinhas, em função das tuas respostas à entrevista.

O Sporting foi jogar a 1ª jornada sobre pressão depois de ter conseguido um objectivo.
Diz-me sinceramente, se tens orgulho em recordar essa filha da puta dessa eliminatória com o Twente? Fomos uns palermas em Alvalade, fomos uns montes de merda na Holanda. Passámos porque alguns dos deuses do futebol também usam risco ao meio mas, claro, para ti a equipa fez o possível e o impossível para vencer e aquela sorte foi um justo prémio.
Preocupo-me com o que tenho mas não me impede de ver que e não temos tidos as mesmas condições que os outros.
Estás a falar de quê? Do pouco dinheiro que o Sporting tem para investir em jogadores? Da arbitragem? De quê, foda-se? Só faltava dizeres "vocês sabem do que eu estou a falar".
O Porto tem tido os seus jogadores numa montra como a CL e tem conseguido valorizar os seus jogadores.
Olha, com esta é que me lixaste. Então tu não és o homem que se orgulha de ficar sempre em segundo mas ir sempre à Champions? Oh Paulo, desculpa que te pergunte, mas quem é que desvalorizou o Miguel Veloso? E o Moutinho? Quem é que impede o Vuk de explodir definitivamente?
Andamos de travão de mão na hora de investir. Temos que fazer o mesmo que eles com menos meios.
Hum… pois. Mas tu sabias disso desde sempre, não sabias? E, já agora, porque razão temos que jogar também com o travão de mão puxado para cima em 97% dos jogos?

Diz-se que o Braga e Nacional nos ganham e tem menos orçamento mas no final ficam atrás de nós. Orçamento é para a globalidade da época. O dinheiro faz diferença em muita coisa e na competição também.
Quer dizer que, por esta ordem de ideias, não temos obrigação alguma de sermos campeões, certo? Portanto, o terceiro lugar é nosso num ranking de orçamentos, tudo o resto será uma valente festa e uma conquista maravilhosa?

Extremos? Só fui treinador de Nani, não fui treinador de Quaresma ou Ronaldo. Quando cheguei a treinador apliquei o melhor sistema que se adaptava aos jogadores disponíveis e que já tinha sido usado por Fernando Santos.
Ora bem, ora bem. Aplicaste o sistema que melhor se adaptava aos jogadores que tinhas, mas isso implica que não mostres capacidade para pensar um esquema alternativo? E, já agora, não treinaste Quaresma e Ronaldo, mas estás no melhor clube do mundo a formar extremos. Porque razão não contas com um único dos que foram e vão saindo das camadas jovens?

O ano passado sofremos 2 golos de bola parada. Este ano sofremos 2 golos assim em jogos consecutivos, Holanda e Madeira, e isso gera instabilidade. A estatura também é um problema.
Caralho, pah! Esta deixou-me com mais azia do que se tivesse comido uma dúzia de farturas. Então tu és treinador há quatro anos e só este ano é que deste por este problema nas bolas paradas? Só este ano é que percebeste que era capaz de não ter sido mal pensado investir num central que varra o jogo aéreo?
(Quando questionado sobre o mau monento de Pedro Silva e do próprio Abel) Estamos a ter problemas com a forma dos jogadores. O objectivo passa por dar confiança sem retirar exigência.
Ah, ah! Agora percebi. A renovação com o Pedro Silva foi para dar confiança! Mas, espera, então e tirá-lo três vezes seguidas para fazer entrar o Pereirinha, também faz parte do plano? Caraças, já estou a ver o gajo cheio de confiança, a dar peitadas no chuveiro, sozinho no balneário. Ah, e antes que me esqueça. É normal que existam problemas com a forma dos jogadores. Só três ou quatro fizeram 90 minutos seguidos durante a pré-época…
(Falando sobre o Polga) Tenho ideia que, às vezes, interessa massacrar. Houve infelicidade nalguns lances, mas neste momento está com bom rendimento e temos 2 jogadores mais para a posição. Tem revelado muita disponibilidade e sacrifício por jogar com limitações, sem se esconder nos momentos difíceis.
Está com bom rendimento… está, está… limitações? Psicológicas? Físicas? Pé de atleta? Chatos? Se o homem joga com limitações põe o Caneira ou o Tonel, foda-se! Ou o Caicedo, que pelo menos assusta.E ganhar, não?

Tenho desenvolvido um trabalho positivo, que seria extraordinário se tivéssemos sido campeões. Tenho o desejo de continuar a potenciar jogadores e levá-los a lutar pelo campeonato.

O Sporting tem 18 títulos mas temos que ver quando eles foram ganhos. Têm que me explicar como um clube que não ganhava e agora ganha se fala de mau futebol e de falta de militância.
Explica-me tu uma coisa: achas que jogamos bom futebol? Futebol atractivo, jogadas trabalhadas, jogadores capazes de jogar sem bola nos espaços vazios, uma equipa capaz de ir às linhas, de jogar no campo todo, de pressionar alto, de criar mais de três oportunidades de golo? É a ausência de tudo isso que explica a perda constante de adeptos no estádio.Isso significa uma de três coisas: que não tens vergonha na cara, que não és bom da cabeça ou que estás agarrado ao tacho porque sabes que tão depressa não voltas a um clube como o Sporting. Enxovalho de Munique diz-te alguma coisa? Claro que não. Até deves ter achado estranho haver pessoal a mandar bocas no aeroporto e pensaste para com o teu risco ao meio. "Foda-se, pá, lá estão estes gajos mandados pelos outros gajos que eu desconfio quem são mas não digo, a colocarem pressão nos jogadores. Oh Presidente, mande lá essa gente, que só sabe pressionar, calar a boca. Onde já se viu isto? Pressão depois de termos comido 12-1… isto… isto realmente, só no Sborden…"

Nunca me passou pela cabeça demitir-me.

http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2009/09/02/paulo-prometo-que-vou-deixar-te-em-paz/


 

Sem comentários:

Enviar um comentário