Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Confiança - por Luís Pires (AAS)

 

Confiança!

O sucesso de uma organização seja ela qual for, ou que dimensão tenha, mede-se pelo sucesso que obtém no ramo em que opera, e pela confiança que estabelece e induz nos vários agentes com que lida na sua actividade diária.

Numa primeira análise temos de perceber como é que medimos o sucesso da nossa organização, neste caso, no Sporting Clube de Portugal, como é que definimos o sucesso, pelos títulos obtidos? Pela transparência de processos? Pelo rigor orçamental ? Pelo lucro?

Sou da opinião que todas estas condições são necessárias, mas no final o que mede o sucesso da nossa organização é a obtenção de títulos! A transparência de processos, o rigor orçamental, o lucro são importantes na medida em que cumprindo ou mesmo superando estes parâmetros será mais fácil a obtenção de títulos! E deve ser esse o foco que devemos ter, e não transformar os “meios para” num fim em si mesmos.

O sucesso é assente em 3 vectores fundamentais: Liderança, Visão estratégica e motivação. Houve alturas no Sporting Clube de Portugal em que havia liderança, mas não havia visão estratégica, depois havia visão estratégica mas não havia liderança ou motivação, houve sempre algo que falhou ao longo dos últimos 30 anos…

E eis que chegámos aos últimos 13 anos em que nos foi apresentado um projecto de raiz, O projecto, transpirava o pioneirismo de pela primeira vez conseguirmos cumprir estas 3 condições essenciais para a obtenção do sucesso, e a miragem do sucesso, impediu o descortinar de bastantes erros de casting nos executantes do projecto, a começar pelo seu próprio mentor, e com a falha das promessas que ficaram por cumprir, sobreveio um novo factor a falta de confiança!

Falta de confiança quando o mentor do projecto prometeu em 1999 que estádio e Academia seriam construídos sem endividamento, falta de confiança quando o ex-presidente Soares Franco promete em 2005, que a venda do património iria baixar o passivo para 150M de Euros e que permitiria ter uma equipa competitiva para a Europa, quando em 2009, a Direcção, em que apenas muda o presidente e cujas as caras são as mesmas há uma serie de anos, nos pede para aprovar a passagem de um activo do Clube para a SAD, qual será o sentimento gerado nos sócios e adeptos? Confiança ou falta dela?

A solução passa pela mobilização de TODA a massa adepta, traçando metas ambiciosas e unindo-a em torno de uma mesma visão do Clube como entidade una, não passa de todo pela motivação do adepto das bases, que se limita a pagar cotas e a sofrer para que a bola entre. A solução passa de facto por motivar a participação dos notáveis, das forças do Clube. O Sporting tem de facto muita gente de qualidade com visibilidade e preponderância na sociedade, empresas, bancos, política, que na altura de poderem ajudar o Clube, assobiam para o lado e fingem não ser nada com eles, se somos de facto assim tão diferente, provem-no com acções e não com intenções!

Que ninguém se demita das suas responsabilidades!!

O Sporting Clube de Portugal precisa de todos, todos somos necessários!

Luís Pires
Conselheiro Leonino e membro dos Órgãos Sociais da Associação de Adeptos Sportinguistas

Fonte: http://www.aasporting.com/not_out09.html

Sem comentários:

Enviar um comentário